domingo, 4 de março de 2012

Tratando o refluxo

Além das medicações, algumas ações podem ser úteis no tratamento do regluxo. Segundo o site M de Mulher http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/bebes-refluxo-como-tratar-635907.shtmlPara tratar o refluxo em bebês, podemos adotar algumas ações básicas. 


- Troque a fralda antes da mamada. Ou espere que a digestão se complete para fazê-lo. Agitar o bebê, seja trocando-o, brincando ou passeando com ele após a refeição, aumenta o risco de o leite voltar do estômago para o esôfago - e aí é incômodo e choro na certa.
- Estômago muito cheio é sinônimo de refluxo, já que o esfíncter ainda não funciona tão bem. O jeito, então, é fracionar a dieta, ou seja, oferecer menor quantidade de leite e distribuir a cota diária ao longo do dia, em várias pequenas refeições.
- Na hora da mamada, coloque o bebê em posição mais horizontal. Assim a possibilidade de o alimento voltar é bem menor do que seria se você o mantivesse deitado.
- Arrume o berço numa posição inclinada num ângulo de 30 graus, com o bebê deitado do lado esquerdo. A mudança favorece o deslocamento da bolha gástrica do estômago para perto do esôfago. Assim, forma-se uma barreira de ar que dificulta o refluxo. São medidas simples que podem garantir um sono tranquilo. 

Um comentário:

  1. Rafael deu muito "susto" do 1º ao 3º mês. Regugitava muuuito. Até que mainha percebeu que não era um simples "gofo". Entramos imediatamente com 3x/dia do domperidona e todas essas ações básicas que você descreveu no post.
    Deu tudo certo. Conseguimos controlar. Mas se esqueço de dar o remédio... ele começa a regugitar denovo.

    ResponderExcluir